quinta-feira, 28 de junho de 2012

Corinthians marca no fim, e cala o Boca



Em mais um duelo com "cara" de Libertadores, o Corinthians buscou um suado empate com o Boca Juniors, por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no tradicional Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, no primeiro jogo da decisão. Romarinho, destaque no clássico de domingo, voltou a ser o herói corintiano ao marcar aos 39 do segundo tempo, 11 minutos depois do gol de Roncaglia.
O gol argentino, depois de forte pressão dos anfitriões, chegou a assustar os brasileiros. Mas o empate no fim, fora de casa, deu novo fôlego aos corintianos, que saíram de campo com a sensação de dever cumprido.
Com o resultado, que manteve a invencibilidade do Corinthians na competição, a final se manteve indefinida. Um empate no jogo da volta, no Pacaembu, na próxima quarta, levará o confronto para a prorrogação, que poderá ser seguida de pênaltis. Pelo regulamento, gols marcados fora de casa não contam como critério de desempate na decisão da Libertadores.
O JOGO - Boca Juniors e Corinthians fizeram um primeiro tempo de poucas emoções, raros momentos de perigo e muita disputa no meio-campo. Mais cauteloso, o time brasileiro adotou a estratégia de avançar somente nos contra-ataques, como era esperado. Mas passou a se soltar a partir da metade da etapa inicial.
No entanto, quem começou no comando do jogo foram os anfitriões. Logo no primeiro minuto, Riquelme levantou na área e Schiavi cabeceou com perigo, por cima do travessão. A resposta do Corinthians veio aos 7. Paulinho acertou um belo chute, de longe, e deu trabalho para o goleiro Orión, que espalmou para fora.
Mas os dois bons lances no início não foram representativos do restante da primeira etapa. Cada vez mais truncado no meio-campo, o jogo tinha o domínio dos argentinos, que não conseguiam gerar pressão sobre a sólida defesa corintiana. Ralf chegou a falhar no fim, mas o Boca não aproveitou. Em outro lance, aos 34, Santiago Silva acertou bela bicicleta, que parou em Alessandro na pequena área.
Confiante na defesa, o Corinthians passou a se arriscar no ataque. Em duas jogadas de perigo, quase surpreendeu com infiltrações de Danilo e Alex, neutralizadas pela atenta zaga rival. As tentativas acabaram se restringindo a chutes de longa distância de Danilo, aos 30, e Chicão, em cobrança de falta, aos 41. A essa altura, Liedson já substituía Jorge Henrique, com dores na coxa.
O bom ritmo do Corinthians, contudo, foi cortado logo no início do segundo tempo. O Boca voltou melhor do intervalo e parecia determinado a definir a partida nos primeiros minutos da etapa. Aos 4, a bola sobrou para Riquelme encher o pé da entrada da área, para fora. O meia ainda encaixou outra finalização, aos 9, sem maior perigo.
Aos 16, o capitão Riquelme voltou a ameaçar a defesa brasileira, em rápida tabela com Mouche dentro da área. O atacante, porém, bateu fraco e desperdiçou grande oportunidade. De tanto insistir, o Boca chegou ao gol aos 28 minutos.
Após cobrança de escanteio, Santiago cabeceou e Chicão desviou com a mão em cima da linha. A bola, então, carimbou a trave e rebateu em direção de Roncaglia, que não perdoou e mandou para as redes. Apesar do toque de mão, Chicão foi poupado pelo árbitro e recebeu apenas o cartão amarelo.
Assustado, o Corinthians viveu minutos tensos até se reequilibrar na partida. Mas, após neutralizar o ímpeto argentino, deu alívio à torcida ao buscar o empate, aos 39. Destaque do time na vitória sobre o Palmeiras, no domingo, Romarinho voltou a brilhar ao receber grande passe de Emerson e bater na saída de Orión: 1 a 1.
Cada vez mais emocionante, o primeiro jogo da final ainda reservou um susto aos corintianos aos 45 minutos. Após cruzamento de Santiago Silva, Viatri acertou a cabeça e mandou no travessão. No rebote, Cvitanich não conseguiu aproveitar o rebote, no último lance de perigo do jogo.
Antes do segundo jogo da decisão, o Corinthians vai descansar no fim de semana. A partida contra o Botafogo, pela 7ª rodada do Brasileirão, foi adiada para o dia 11, no Pacaembu. Antes disso, o time enfrentará o Sport no dia 8, em Recife.


FICHA TÉCNICA:


BOCA JUNIORS-ARG 1 x 1 CORINTHIANS


BOCA JUNIORS-ARG - Orión; Roncaglia, Schiavi, Caruzzo e Rodríguez; Ledesma (Rivero), Somoza, Erviti e Riquelme; Mouche (Cvitanich) e Santiago Silva (Viatri). Técnico: Julio César Falcioni.


CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Romarinho) e Alex (Wallace); Jorge Henrique (Liedson) e Emerson. Técnico: Tite.


GOLS - Roncaglia, aos 28, e Romarinho, aos 39 minutos do segundo tempo.


CARTÕES AMARELOS - Roncaglia, Riquelme, Chicão.


ÁRBITRO - Enrique Osses (Chile/Fifa).


RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.


LOCAL - Estádio La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina).


Romarinho cala Boca


Até a metade do primeiro tempo, o Corinthians era um pouco melhor que o anfitrião Boca, 
mas tinha dificuldades para chegar à meta argentina.
Emerson em disputa de bola. O atacante corintiano foi o pivô das maiores discussões 
e desentendimentos em campo.
O Corinthians não conseguia reagir no ataque, mas muito passa pela defesa, 
que não funcionava e dava muito espaço ao Boca na marcação.
Aos 41 minutos, Romarinho recebe lance de Emerson, penetra na área de cara com o goleiro e 
dá um toque sutil, por cima do goleiro do Boca, para igualar o placar.
Além da dificuldade em marcar Riquelme, a bola parecia queimar nos pés dos atacantes do Corinthians, principalmente Danilo, e a movimentação no ataque ficava comprometida.
Aos 28 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, 
Roncaglia apareceu livre e marcou no rebote da zaga. Boca 1 x 0 Corinthians.
Aos 28 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, 
Roncaglia apareceu livre e marcou no rebote da zaga. Boca 1 x 0 Corinthians.
Jorge Henrique sofreu uma lesão em choque com Santiago Silva. 
Foi substituído ainda no primeiro tempo por Liedson.
O jogo é muito disputado e físico, com os dois times buscando qualquer vantagem possível.
O atacante Romarinho foi muito feliz em campo e deu o empate ao Corinthians, 
que vai fazer a partida de volta em São Paulo com vantagem.
O time do Corinthians comemora o gol de Romarinho e o empate contra o Boca fora de casa.
Na próxima semana, será a vez do Corinthians receber os argentinos no Pacaembu, 
mas com uma vantagem que já proporciona certo conforto.
Romarinho, que já havia marcado os dois gols do Corinthians no final de semana na vitória 
sobre o Palmeiras marcou também o gol de empate do time na Bombonera.

Fonte: MSN Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário