quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Média da redação faz Escola Agrícola se sobressair perante escola administrada pelo Governo do Estado da Paraíba, em Boqueirão. Veja os resultados do ENEM 2014!

Postagem atualizada em 06/08/2015, às 23h 44min.

Equipe de professores do Colégio Agrícola de Boqueirão/PB, 
que foi destaque na modalidade "Redação", no ENEM 2014.

           Nessa quarta-feira, 05 de agosto, o Ministério da Educação, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou o resultado das escolas brasileiras diante do Exame Nacional do Ensino Médio. No resultado, é possível conferir alguns dados sobre as escolas, como, por exemplo, o nível socioeconômico dos estudantes, a porcentagem de aprovação e reprovação, a quantidade de alunos que participaram do Exame, dentre outros. Boqueirão, cidade paraibana responsável por um dos maiores mananciais do estado – e que, infelizmente, começa a enfrentar uma seca -, contava, até 2014, com duas escolas capazes de ofertar o Ensino Médio aos boqueirãoenses.

                A “Escola Agrícola”, sob administração da rede municipal, conseguiu, em um ato inédito, obter uma média superior à da "Escola Estadual". Tudo isso graças à prova de redação, que, por sua vez, foi a grande responsável pela conquista da "Escola Agrícola". Na média geral, UM único ponto fez com que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rego perdesse o título de melhor (ou menos pior) escola da cidade, para a Escola Municipal Agropecuária de Ensino Fundamental e Médio José Augusto Lira. 457,8 versus 456,8 foi o “placar” final. Na imagem abaixo, é possível conferir o desempenho das escolas supracitadas, POR ÁREA.

Clique na imagem para ampliá-la.

                Os resultados, sem dúvidas, estão MUITO longe do ideal. Se compararmos as notas do ENEM 2013 com o ENEM 2014, veremos que, enquanto a "Escola Agrícola" teve um aumento de 3% sobre sua nota, a "Escola Estadual", de forma inversa, teve uma queda de 2% em sua média. Para ver o desempenho dessas escolas no ENEM 2013, clique aqui
              
*** É importante destacar que as médias aqui apresentadas não excluem a nota da Redação, e, portanto, são obtidas a partir da seguinte fórmula:

 MCH + MCN + MLC + MMT + MPR/5

Onde:
MCH = Média da escola em Ciências Humanas;
MCN = Média da escola em Ciências da Natureza;
MLC = Média da escola em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
MMT = Média da escola em Matemática e suas Tecnologias;
MPR = Média da escola na Prova de Redação.

Texto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário